quinta-feira, 18 de novembro de 2010

RESULTADO - " I JORNADA CIENTÍFICA " // 1º LUGAR NOS ARTIGOS!!!!



EMPREENDER EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DA FACULDADE MATER CHRISTI


RESULTADO DA I JORNADA CIENTÍFICA - 1º LUGAR!!!!

Eixo Temático: Ciência e Sociedade
José Ricardo Soriano
jr-soriano@hotmail.com
Ionnanton Gabriel Souza Sales
ionnattan@hotmail.com
Orientador: Profª. Esp. Gilmara Elke Dutra Dias
gilelke@gmail.com


O surgimento da palavra empreendedor no século XVI foi designado aos líderes envolvidos na coordenação de operações militares. Em 1755 usa pela primeira vez o termo entrepreneur na teoria econômica, que via o empreendedor como um inovador, investidor, e que corre riscos com o próprio dinheiro. Por sua vez os economistas franceses incorporam o termo à teoria econômica, mesclando-o com a palavra capitalista. A distinção entre as palavras entrepreneur e capitalista ocorre em 1803, distinguindo-se os rendimentos industriais em atividade empreendedora, dos rendimentos de capitais e dos rendimentos da terra. Após a década de 80, o campo do estudo do empreendedorismo teve uma razoável expansão em áreas como a social, a política e a comportamental, além da econômica. Os comportamentalistas atribuem-lhe as características da criatividade, persistência, locus de controle e liderança. Com base nessa evolução buscou-se entender a visão dos discentes sobre o que é ser empreendedor, sua importância para economia, e os que pretendem empreender na área de tecnologia. Levando em consideração a base teórica de que o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais, e que o Curso de Sistemas de Informação tem crescido de maneira relevante no Brasil e no mundo, entendeu-se também a importância de apresentar a relevância da aplicabilidade do plano de negócio, antes de se empreender. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, e aplicação de questionários com os discentes do 5° ao 8° período, que de um universo de 42, 20% foram respondentes, análises e sistematização dos resultados. Os resultados obtidos foram: que a visão dos discentes acerca dos conceitos de empreendedorismo e de se empreender foi encontrada pela valorização de se atribuir o desenvolvimento de suas capacidades de realização em um plano de negócio, fixação de metas, controles, e a sinalização da inovação de produtos e ou serviços como fontes de recursos. 12% dos discentes relatam à dinâmica de se atuar em diferentes tecnologias, para 8% a liderança do empreendedor tem sido vital e deve ser trabalhada mediante o plano de negócio, seja em micro, pequena ou grande empresa. Na pesquisa identifica que os discentes conhecem a base teórica e a importância dos métodos que devem ser utilizados antes de empreender um negócio. No entanto se tratando da prática apenas 3% articula essa teoria a vivência empresarial, devido isenção de capital, embora sejam comprometidos, confiantes e criativos, são receosos em assumir riscos. Considera-se assim que o índice de se empreender dos discentes é baixo. Embora existam dificuldades, cada vez mais seremos cobrados enquanto profissionais, seja como empreendedor empresário e ou empreendedor empregado não importando a área de atuação. Aos interessados nessa arte de empreender o ponto de partida pode estar no aprimorar conhecimento enquanto ciência, assumir riscos de forma calculada, busca novas idéias para criar e ou inovar, além das oportunidades e apoio para se investir.

Palavras - chave: Empreendedorismo e Plano de Negócio. Mercado. Discentes.


REFERÊNCIAS:

BERNARDI, L.A., Manual do Empreendedorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Gestão, São Paulo: Atlas, 2003.

HISRICH, R.D., PETERS, M.P., Empreendedorismo, Bookman, 5e., Porto
Alegre, 2004.

CLEMENTE, A. (Org.) . Projetos Empresariais e Públicos, São Paulo, Atlas,
1998.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999. 312 p.

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios, 2a. Edição, Campus: Rio de Janeiro, 2005.

DRUCKER, P.F. Inovação e Espírito Empreendedor (Entrepreneurship) – Prática e Princípios, Pioneira: São Paulo, 1985.

SARKAR, S. O Empreendedor Inovador: Faça Diferente e Conquiste seu Espaço no Mercado,Rio de Janeiro, Elsevier, 2008.

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