quarta-feira, 10 de novembro de 2010

I JORNADA CIENTÍFICA - FACULDADE MATER CHRISTI


CONSUMO E A INFLUÊNCIA DA MODA

Eixo Temático: Ciência e Sociedade
Izabely Cristina Brito Luz
belinha_britoluz@hotmail.com
Keylane Kerley de Lima Morais
keylanekerley@hotmail.com
Paula Mikaelly Araújo da Silva Siqueira
pmikaellysiqueira@hotmail.com
Orientador: Profª. Esp. Gilmara Elke Dutra Dias
gilelke@gmail.com


Atualmente o estudo consumo tem envolvido a necessidade de investigação interdisciplinar, complexa, que privilegia a confluência entre a comunicação e várias áreas do conhecimento. A moda por sua vez é um sistema plural e complexo, que espelha os valores da sociedade, devido as escolhas, usos, hábitos e costumes em determinado momento, que abrange além do design e do estilismo, a linguagem, de forma que estabelece códigos para a vestimenta. A compreensão sobre a consciência da moda tem sido importante para as empresas, as quais analisam informações sobre os critérios que os consumidores utilizam para escolher vestuário ou moda, e imagem. No Brasil um dos fatores negativos do comércio de vestuário tem sido o custo de produção interna do sistema de marketing têxtil. Na indústria o comércio de vestuário tem algumas semelhanças entre mercados em escala, poder de compra e um excesso de importações, devido os bens norte-americanos serem relativamente caros, caracterizando uma tendência de compra por produtos importados. Com base nesse contexto buscou-se apresentar os fatores que influenciam a moda no consumo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliografia nas principais fontes: livros, revistas, dissertações e artigos, bem como leitura e análise crítica acerca do objetivo proposto. Os resultados sobre a influência do consumo são: renda familiar mais elevada, consciência sobre tendências de moda, família, cultura, capital, estilo de vida, classe social e satisfação de necessidades específicas. Considera-se nessa analise bibliográfica que o padrão definido influencia o mundo da moda, onde as pessoas buscam ter como diferenciais padrões sociais de consumo de vestuários, conforme seu grupo social e respectivamente seu padrão de renda, formação familiar, formação religiosa, estações do ano e outros fatores determinantes por cada sociedade, inovação de estilos, ousadia cores, modelos e tecidos de alta qualidade. As marcas mais conhecidas provavelmente têm um nível maior de notoriedade assistida perante as outras marcas. Isso permite que os pontos de venda possam ter seus níveis de cobertura aumentados, uma vez que a grande maioria dos consumidores escolhe as peças de vestuário nos pontos de venda.
Palavras-chave: Influencia da Moda. Consumo. Pessoas.

REFERÊNCIAS
AAKER, David A. Marcas: Brand Equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negocio, 1998.
BARAK, B. (1987) A idade cognitiva: uma nova abordagem multidimensional medição identidade etária. International Journal of Aging and Human Desenvolvimento, 25, 109-125.
KAPFERER, Jean Noel. As Marcas. 3ª ed.São Paulo. Bookman, 2002.

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