quarta-feira, 10 de novembro de 2010

I JORNADA CIENTÍFICA - FACULDADE MATER CHRISTI


O ESTÁGIO COMO DIFERENCIAL NO APRENDIZADO
Eixo Temático: Ciência e Sociedade
Jackson Wendell da Costa Câmara
jackson.wendell@hotmail.com
Winston Rodrigues Fernandes
wwrrff@uol.com.br
Antonio Vitor Lacerda
vitor_lacerda@hotmail.com
Orientadora: Gilmara Elke Dutra Dias - gilelke@gmail.com

O Estágio é uma atividade de complementação da formação do estudante de ensino médio, técnico profissionalizante e superior, possibilitando o desenvolvimento de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho, podendo resultar em melhoria para as empresas e contribuir para a atualização dos conteúdos curriculares. Amparados pela lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estagiário pode desenvolver atividades curriculares em ambiente de trabalho, visando à preparação para o mercado, onde o estudante pode colocar em prática o aprendizado obtido na escola, a instituição de ensino recicla seus currículos a partir das experiências vivenciadas por seus alunos, e as empresas, que renovam seus quadros de profissionais a partir de programas de estágios bem administrados, que contribuem para a descoberta e a formação de novos talentos. Com base nessas análises, buscou-se mostrar a importância do estágio como diferencial no aprendizado. A metodologia foi pesquisa em dados secundários, leitura e sistematização das informações relevantes acerca do estágio. Com base nos resultados identificou-se que o estágio apresenta alguns pontos negativos, dentre eles: desvio de função, que ocorre geralmente nas organizações que não possuem planejamento, competência, comprometimento e confiança, e isenção de piso salarial de acordo com a função desempenha. Com base bibliográfica, considera-se que embora existam algumas fragilidades acerca da lei de estágio, é possível apresentar várias características relevantes acerca de sua importância, como: amenizar o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho, proporcionar contato com o futuro meio profissional, adquirir atitude de trabalho sistematizada desenvolvendo a consciência da produtividade a observação, e a comunicação concisa de idéias e experiências adquiridas, definir em face da futura profissão, perceber eventuais deficiências e buscar aprimoramento, além de incentivar e estimular o senso crítico e a criatividade.

Palavras-chave: Estágio. Formação. Aprendizado.

Referências:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova. Fronteira, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Centro de Integração Empresa-Escola. Guia Prático Para Entender a Nova Lei do Estágio. 3.ed. atual. e rev. São Paulo: CIEE, 2008.

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