quarta-feira, 10 de novembro de 2010

I JORNADA CIENTÍFICA - FACULDADE MATER CHRISTI


EXCLUSÃO DIGITAL EQUIVALE A EXCLUSÃO SOCIAL
Eixo Temático: Ciência e Sociedade
Janilson Moreira de Souza
jan.souza@hotmail.com
Raimundo Vieira de Souza Júnior
raimundovieirajunior@gmail.com
Orientador: Profª. Esp. Gilmara Elke Dutra Dias
gilelke@gmail.com

Diante do acelerado desenvolvimento científico e tecnológico, as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC), destaca-se através de sua utilização no trabalho e/ou lazer, fazendo parte do cotidiano das pessoas nas mais diversas situações. Dentre inúmeros problemas que afetam a maior parte da população mundial, este tem sido a falta dos requisitos mínimos de dignidade: saúde, educação e saneamento básico, além da diferença que eleva baixa estima que fazem algumas pessoas inferiores, devido a exclusão social. Ao analisar a inclusão digital, verifica-se que silenciosamente ela aumenta as estatísticas à exclusão social, isso se deve ao fato que a globalização privilegia grandes nações que consequentemente afasta-se dos países mais pobres. Observa-se que vários fatores aumentam ainda mais essa distância, tendo em vista que a inclusão digital tem sido ainda privilégio de uma minoria que usufrui das informações e possibilidades contidas na internet. Com base nesse contexto define-se como objetivo de pesquisa mostrar a importância do conhecimento acerca da exclusão digital que equivale à exclusão social. A metodologia utiliza foi realizada com base bibliográfica em livros, artigos, dissertações e periódicos, para conhecer melhor a temática foi desenvolvida uma visão crítica acerca do tema proposto. Considerando os resultados identificou que a inclusão digital não planejada vem criando um efeito contrário, onde os benefícios da globalização são pequenos se comparados com a imensa fronteira social por ela erguida, ou seja, se a internet fornece informação, conhecimento e entretenimento ainda para poucos, essa realidade torna distante o uso do computador para as pessoas que são excluídas. Com base nos resultados conclui-se que os impactos negativos, favorecem o crescimento da criminalidade, torna distantes os cidadãos de uma nova realidade tecnológica que impõem diversos desafios para o aprendizado tecnológico e discutir sua veracidade articulada exige compreensão em um contexto mais amplo, analisado por políticas Educacionais e várias implicações desencadeadas a sua adoção. Sem considerar aqueles que fazem as políticas e as tecnologias se materializarem no âmbito da sala de aula.

Palavras-chaves: Exclusão social. Exclusão Digital. Tecnologia.

REFERÊNCIAS:

TEDESCO, J. C. Educação e novas tecnologias. São Paulo: Cortez, 2004. p.9-13.
SOTO. A. Z. Novos desafios tecnológicos: 3 ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 25-95.

PERRENOUD. P. Dez novas maneiras de ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

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