quarta-feira, 10 de novembro de 2010

I JORNADA CIENTÍFICA - FACULDADE MATER CHRISTI


A QUALIDADE NA GESTÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Eixo Temático: Ciência e Sociedade
Juciely de Mesquita Rodrigues
jucielyrodrigues@hotmail.com
Orientador: Profª. Esp. Gilmara Elke Dutra Dias
gilelke@gmail.com

O estágio supervisionado pode ser definido como aprendizado de educandos, que passam por experiências relacionadas com a teoria vista em sala de aula, e a prática no momento do estágio, sendo este ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do discente regular matriculado em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. A qualidade dessa gestão, por sua vez acontece quanto legalmente os envolvidos estão amparados, através do convênio celebrado e emissão do termo de compromisso do estagiário, bem como acompanhar as atividades que serão desenvolvidas na organização que concede o estágio. Nessa análise o trabalho teve como objetivo mostrar a importância da qualidade na gestão do estágio supervisionado. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em livros, artigos e periódicos, leitura e argumentação teórica. Com base nos resultados foi possível identificar que a qualidade na gestão do estágio supervisionado acontece quando existe efetiva comunicação, referente à responsabilidade dos envolvidos: instituição de ensino, concedente e discente; conhecimento e análise dos pontos positivos e negativos acerca das responsabilidades, e comprometimento. A esse aspecto o estágio somente poderá acontecer em unidades que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha de formação do estagiário, devendo o aluno estar apto a realizar o estágio segundo o disposto na regulação da lei de estágio. Considera-se nessa análise teórica acerca da qualidade na gestão do estágio supervisionado como uma forma de antecipar a preparação e formação de um quadro qualificado de recursos humanos e permite a descoberta de novos talentos, preparando a organização para o futuro, e para o estagiário aplicar o conhecimento teórico motivando seus estudos e que possa possibilitar maior assimilação das matérias curriculares, além de conhecer a filosofia, diretrizes, organização e funcionamento da organização e melhor relacionamento humano.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Gestão. Qualidade.

Referências:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova. Fronteira, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Centro de Integração Empresa-Escola. Guia Prático Para Entender a Nova Lei do Estágio. 3.ed. atual. e rev. São Paulo: CIEE, 2008.

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