quarta-feira, 10 de novembro de 2010

I JORNADA CIENTÍFICA - FACULDADE MATER CHRISTI


A IMPLANTAÇÃO DE RECURSOS BUSINESS INTELLIGENCE (BI) EM EMPRESAS DE MÉDIO PORTE SEM NECESSIDADE DE GRANDES INVESTIMENTOS

Eixo Temático: Ciência e Sociedade
Alexandro Trindade Sales da Silva
Marcos Antonio Rebouças da Costa
Orientador: Profª. Esp. Gilmara Elke Dutra Dias

O termo Business Intelligence (BI), a primeira vista parece novo, porém seus princípios básicos já eram utilizados desde os anos 70, com base nos sistemas gerenciais de informações, que tinham seu foco na geração de relatórios para apoio a tomada de decisões, contudo esses relatórios eram estáticos, bidimensionais e não possuíam recursos de análise. Em meados dos anos 90 surgiu o termo BI, que inclui arquiteturas, ferramentas, bancos de dados, aplicações e metodologias. O objetivo do BI baseia-se na transformação de dados em informações, depois em decisões e finalmente em ações. Com base nesse contexto, buscou-se mostrar a possibilidade de implantação de recursos em BI nas empresas de médio porte sem a necessidade de grandes investimentos. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em livros técnicos e artigos da área, leitura, argumentação, análise e sistematização acerca da base teórica. Constatou-se que embora o BI apresente percepções de aplicabilidade em apenas grandes empresas, como o uso de sistemas ERP´S, que são de custo alto e necessita de maiores equipes em TI, as empresas podem tirar proveito de uma parte do BI, devido à facilidade na aplicabilidade da ferramenta, encontrada em base teórica, através do uso de relatórios AD-HOC (sob demanda). Estes tipos de relatórios dispõem de vários recursos como drill dow, matrizes, ordenação dinâmica e diversos tipos de gráficos, que tem como base o banco de dados transacional da empresa, e isso garante relatórios com informações quase em tempo real. Para esta tarefa já existe atualmente ferramentas tecnologias gratuitas, e o investimento resume-se ao treinamento ou contratação de um funcionário para tecnologia escolhida. Empresas que utilizam aplicações de BI conseguem obter vantagem competitiva no mercado, pois as maneiras que os dados são mostrados produzem informações mais precisas que auxiliam na tomada de decisão, porém a efetiva aplicabilidade acontece quando as pessoas são treinadas para o uso desse sistema. Contudo considera-se nessa pesquisa teórica, que para esse tipo de relatório, dependendo da quantidade de dados retornados, o desempenho no tempo de geração dos relatórios deixa muito a desejar, e outro fator que implica na não utilização, é a falta de conhecimento desse tipo de tecnologia pelos gestores da empresa e da equipe em TI. Diante do que foi exposto, ainda assim vale à pena utilizar este tipo de relatório, pois a perca de desempenho no processamento dos relatórios é compensada pela qualidade das informações obtidas.



REFERÊNCIAS:
BARBIERI, Carlos. BI Business Intelligence. Modelagem & Tecnologia. Axcel
Books, Rio de Janeiro, 2001.

LEME FILHO, Trajano. Business Intelligence no Microsoft Excel. Axcel Books. Rio
de Janeiro, 2004.

O BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da
Internet. Saraiva, 2ª edição 2004. São Paulo.

PARTNER, Tom. A inteligência está nas pessoas. InformatioWeek Brasil. Ano 7 Nº
139, São Paulo, 2005. Pág. 50.

TURBAN, Efrain, et al. BUSINESS INTELLIGENCE: Um enfoque gerencial para a inteligência do negócio.Porto Alegre: BOOKMAN, 2009.
PRIMARK, Fábio Vinícius. DECISÕES COM BI(Business Intelligence).Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário