quarta-feira, 10 de novembro de 2010

I JORNADA CIENTÍFICA - FACULDADE MATER CHRISTI


A UTILIZAÇÃO DAS AÇÕES DO MARKETING EM SERVIÇO COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO

Eixo Temático: Ciência e Sociedade
Sandra Kelly da Silva
Ellen Candice de Paiva Carlos
Orientador: Profª. Esp. Gilmara Elke Dutra Dias

A busca por satisfazer as necessidades do consumidor como diferencial de mercado, tem instigado a uma nova roupagem na gestão do marketing estratégico, visto que a efetividade nos resultados da organização depende de como é gerida a cadeia de valor, que são os recursos, a tecnologia, o capital e em especial os clientes e / ou pessoas, que podem ser chamados de internos, externos, fornecedores e intermediários, por isso o foco principal na venda de um serviço é garantir e satisfazer as reais necessidades dessas pessoas. Atualmente varias estratégias de marketing são utilizadas como diferencial de mercado, dentre elas a mídia social, second life, e-learning, velocidade aumentada e outros. Diante disso, fez-se necessário analisar como podem ser aplicadas as ações de marketing estratégico em serviços. O estudo considerou como base de análise as referências bibliográficas em livros, artigos e revistas, após as leituras dos dados secundários, se buscou identificar quais são as ações de marketing estratégico em serviço que podem ser utilizadas como diferencial de mercado, segundo os autores clássicos acerca do tempo, bem como sistematização e considerações das teorias abordadas. Por fim, a aplicação dos conceitos apresentados como exemplo de posicionamento estratégico e integração de atividades em serviços, diante de ambiente competitivo, para assim evidenciar a importância do estabelecimento de vínculos mais profundos por ocasião da integração de atividades, de forma a diferenciar e proteger o arranjo organizacional contra ações rivais. De acordo com a pesquisa verificou-se as seguintes argumentações dos autores acerca das ações do marketing estratégico: efetiva comunicação acerca da missão, objetivos e valores da organização, análise do ambiente interno e externo, definir os pontos fortes e fracos, endomarketing, comprometimento dos gestores acerca dos resultados da organização, elaboração de estratégias aplicadas a qualificação do marketing em serviços, definir e atender aos objetivos e planos definidos, identificar as necessidades dos clientes de maneira específica, execução dos planos e autonomia dos gestores. Contudo chegou-se aos seguintes resultados, torna-se necessário investir em treinamentos e aperfeiçoamento de um todo. Através da profissionalização, habilidade, atitudes, comportamentos, e flexibilidade das funções que deverão ser delegadas, bem como o comprometimento e agilidade. Para que assim, as informações sejam transmitidas a todos os clientes de forma eficaz, gerando a confiança da marca em ambiente contingencial de curto prazo as novas tendências de mercado, que são desenvolvidas. Nessa análise considera-se que o marketing faz-se presente em todo sistema da empresa, identificados pelo feedback, ações corretivas, reorganização, transmissão de valores tangíveis e intangíveis, nos quais intrínsecos aos serviços, fazendo com que este o perceba valor e que o serviço obtenha desempenho adequado as necessidades e desejos do consumidor, ou seja efetiva integração das atividades e o posicionamento estratégico, apoiados pela elaboração de estratégias como diferencial, de modo a dificultar que os concorrentes imitem as inovações e consequentemente diminuam a duração das vantagens competitivas obtidas pela organização. A esse aspecto o estudo propõe posicionamentos estratégicos para as melhores criações e ou inovações.
Palavras-chave: Marketing em Serviços. Estratégias. Mercado.

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