quinta-feira, 3 de junho de 2010

O que tem mais valor: inventar, imitar ou inovar?



Você sabia que volta e meia as imitações benfeitas superam as invenções?

Vejam só..... A empresa de restaurantes White Castle foi à primeira organizar o segmento de fast foods, mas um tempo depois, a rede MCDonald's copiou a idéia, melhorou o serviço e se transformou em uma das principais multinacionais do mundo. O Diners Club, por exemplo, foi o primeiro a disponibilizar cartões de créditos, mas foi superada pelos "imitadores" do segmento Visa, Mastercard e American Express.


cartões de crédito??????
o próprio Ipod da Apple é uma versão melhorada do aparelho Saehan Mpman, que não fez muito sucesso no mercado, mas trouxe o formato de mais capacidade nos MP3 já existentes.


Em todos os setores, cresce o número de empresas que oferecem serviços ou produtos semelhantes ao consumidor. Claro que a competitividade cresce e por isso as empresas que oferecem algum tipo de diferencial ganham na frente.

Bem, e o que é ser diferente??????
ou melhor diferencial???????
Aprendi na graduação que isso deve ser analisado antes de ser inventado ou criado ou inovado..... Acho que deu para entender. Será? bem eu demorei um pouco para diferenciar esses pontos, por que na prática é bem diferente tudo isso, sabe.

Mas continuando....

Li em uma revista que não lembro qual//... que um estudo realizado por um professor nos EUA, sobre o impacto de invenções em modelos de negócios e suas imitações posteriores revelou que as imitações são importantes fontes de avanço para a evolução dos produtos. ACREDITE!!!!
No estudo foi revelado que quase todo o valor gerado por invenções vão para os imitadores....
Acho que foi por esse motivo que o benchamarketing fez e faz tanto sucesso/

Alguns dos meus professores, isso falo do mestrado falam que boa parte das imitações são agregadas a novos valores à invenção.
como por exemplo pessoas que veem algo já existente e conseguem transformar aquele produto ou serviço em algo ainda melhor. Isso é o X da questão, e como? Garanto que se soubesse como não estaria aqui escrevendo esse texto... :)

Bom lembrar que as imitações podem ser positivas, quanto negativas. As primeiras são aquelas que agregam valor ao produto ou serviço inicial, conforme expectativas dos consumidores. Aqui se enquadram, por exemplo, os produtos japoneses e agora coreanos. Já as segundas (imitações negativas), fazem cópias puras e simples, sem que nenhum valor seja agregado, além do preço baixo, declara o professor Morita.
autor do livro Gestão da Inovação na Prática.

Ás vezes não é necessário ser o pioneiro, mas é necessário sempre buscar inovar em seu segmento.

Alguns exemplos que aprendemos em sala ou com os livros:

- A Ford não inventou o carro, porém desenvolveu uma forma de fabricá-los mais barato;

- O Cirque de Soleil, que por sinal amo de paixão.... não inventou o circo, porém conseguiu criar uma combinação de atrações melhor;

- Empresas como a 3M, Microsoft, Apple, Disney conseguiram manter um histórico contínuo de inovações e sempre agregam valor à sua marca.

Então gente..... vamos inventar, inovar ou criar algo novo ou que já existe...

Mão na massa pessoal....

Sempre aluna: Gilmara ELke :) :) :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário