sexta-feira, 4 de junho de 2010

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL????????



Humm..... quando penso em comunicação, lembro dos tipos de linguagem ( som, cores, imagens, símbolos...),que podem ser utilizados além das aulas ministradas e dos textos estudados ...

Em uma significância de linguagem, posso lembrar também dos aspectos semióticos, semânticos e pragmáticos para uma efetiva comunicação.... Isso meus alunos de estágio sabem muito bem, antes de elaborarem o projeto, por que diz respeito também aos níveis de linguagem que devem ser utilizados ou melhor utilizado.... e é exatamente nesse ponte que o aluno aprende a não mais utlizar a língua popular ou familiar, e sim entender a verdadeira importância do papel da língua culta de maneira especializada ( contexto técnicos que dependem de cada curso).

E quando falamos de empresa .... organização????

Nesse caso requer uma específica análise,planejamento e muita criatividade....

É isso mesmo....

Vamos lá.... o que posso relatar sobre esse assunto tão importante para qualquer organização????????

Iniciando.... :) ) ) :) ....

Primeiro irei iniciar com a Comunicação Empresarial, que pode ser implantada em organizações, corporações ou instituições.

Isso aprendi com a profe Antonia Solino na graduação ( que saudades da minha coaching :( :( ...), continuando...

A comunicação de maneira eficiente, eficaz e efetiva, requer diferentes atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem , seja da empresa, sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades e muitas outras , junto aos seus públicos de interesse que nesse caso são os cliente internos, externos, fornecedores e intermediários, além da opinião da classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas... ou junto à opinião pública.

Atualmente, a comunicação empresarial tem sido complexa devido a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, que de relevância considero não só a concorrência, mas também a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.


E o profissional????.....

Isso sim é ponto chave, pois exige-se do profissional não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios.

Tendo em vista que, de um simples executor de tarefas, os profissionais precisam ser redatores, editores, executivos, gestores, planejadores, estrategistas, polivalentes, resilientes ... e bem mais, visse?

No qual tem sido reflexo do mercado brasileiro e internacional que já dispõe de empresas especializadas na realização da profissionalização. Onde a Comunicação Empresarial aponta como fundamental, sendo ela mais um método estratégico para as organizações, superando a anterior, pelas ações , produtos e profissionais que eram vistos como acessórios ou descartáveis.

E quando falamos em comunicação a literatura cresce com seus múltiplos aspectos, onde muitas IES ( instituições de ensino superior), mantêm linhas de pesquisa em dissertações e teses, surgindo assim novos eventos, novos congressos e muitas outras atividades que são exploradas na academia...

Vejam esses livros sobre comunicação:








Boa leitura... :) :)

Sempre aluna: Gilmara Elke :)

2 comentários:

  1. continua sendo uma aluna aplicada !! (=
    frequentarei mais aqui !!

    abraço professora!!

    ResponderExcluir