sexta-feira, 18 de junho de 2010

Educação e Inovação



Importância

A educação é um elemento importante e essencial no macrossistema de inovação. É reconhecido que tanto a educação formal quanto a educação nos diferentes ambientes de trabalho proporcionam uma maior possibilidade de inovação no sistema produtivo nacional.As universidades além de formar mão de obra qualificada para exercer as diversas profissões no mercado de trabalho tanto na área técnica quanto gerencial, concentram a produção de grande parte das pesquisas básicas para o surgimento de novos produtos e processos.

Em muitas empresas, o processo de formação e qualificação da mão de obra é entendido como estratégico para o aumento da competitividade da organização. Por essa razão, investem em cursos e criam estruturas de educação corporativa para cobrir o hiato entre a educação formal dada pelas escolas e universidades e as necessidades específicas de cada empresa.

A Secretaria de Inovação (SI) reconhece a importância da qualificação profissional como elemento alavancador do processo de inovação no setor produtivo e por isso participa das discussões junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC) para que as políticas industrial, tecnológica e de educação sejam articuladas e integradas garantindo assim maior sinergia de ações.

Além disso, a SI articula com as empresas e associações a difusão da cultura de inovação por meio da educação corporativa e as denominadas universidades corporativas.


Interação Universidade-Empresa

O papel das universidades e institutos científico-tecnológicos públicos vai além de fornecer mão de obra qualificada para o mercado de trabalho e as possibilidades de interação entre universidades, governo e empresas se expandem na medida em que se expandem as necessidades da própria sociedade contemporânea.

A dinâmica das universidades é distinta da das empresas privadas, mas isto não significa que não seja possível uma interação produtiva entre elas. Há vários mecanismos de relacionamento: um deles é a própria adequação de currículos, de cursos e de programas de curso de forma a atender a algumas especificidades do mercado de trabalho, outro mecanismo é a realização de eventos e programas de extensão universitária e de estágios curriculares ou não; e mais recentemente, outra forma de interação tem chamado a atenção de pesquisadores e formuladores de políticas públicas na área tecnológica: é a possibilidade de transferência de tecnologia produzida na universidade para as empresas privadas.

As universidades brasileiras são reconhecidas pela sua importância na geração de conhecimento e como elo importante para que o país não se distancie das tecnologias de ponta disponíveis nos países mais desenvolvidos, e em alguns casos, possa estar à frente na produção dessas tecnologias. A questão é como as universidades e institutos de pesquisa tecnológica podem transferir essa tecnologia para o setor empresarial nacional?

Nesse sentido, o papel da Secretaria de Inovação (SI) é de articulador e de formulador de políticas que possibilitem o melhor uso de recursos públicos no atendimento às necessidades do setor produtivo no que se refere à formação de mão de obra qualificada para a inovação e de criação de mecanismos que facilitem a transferência de tecnologia da academia às empresas.

Este trabalho é desenvolvido em parceria com o e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC). Com estes dois últimos a SI forma a Comissão Técnica Interministerial do Programa de Apoio à Pós-Graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior – PAPG-Ifes.


Educação Corporativa

Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.

Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).

Considerando as atividades já desenvolvidas por este Ministério nesta área, a Secretaria de Inovação (SI) se coloca como um elo de interlocução entre os diversos agentes privados e associações que atuam com o tema no Brasil.

O site Educor do Ministério (http://www.educor.desenvolvimento.gov.br) está sendo reestruturado de modo a entender educação corporativa como uma cadeia de valor (com empresas que realizam educação corporativa, empresas fornecedoras de serviços e produtos para educação corporativa e estudiosos/ acadêmicos interessados no tema) e em breve, a nova versão estará disponível para ser acessada.

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