domingo, 25 de abril de 2010
VEIGA, José Eli. DO GLOBAL AO LOCAL .Campinas: Editora Autores Associados, 2005
DO GLOBAL AO LOCAL
José Eli da Veiga
(Campinas: Editora Autores Associados, 2005)
Universidade de Fortaleza - CE
Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Curso: Mestrado em Administração de Empresas
Área: Estratégia Empresarial - Turma: XVI
Prof. Dr. Chico Correia
Estudar o desenvolvimento dos paises e ou de toda uma nação, e as respostas locais à aceleração do processo de globalização que ocupam cada vez mais o centro das preocupações dos que estudam o desenvolvimento, no qual podemos considerar todo um contexto sustentável, são de extrema relavância para nossa contribuição crítica acerca desse assunto. No entanto, difícil de entender que contexto sustentável temos hoje???? Sinceramente eu não sei responder, visse/ Mas continuando......
Então, como podemos fazer para minimizar toda essa onda de mudanças????? Como não poderia deixar de acontecer, pois existem posições conflitantes acerca das forças e tendências envolvidas.
Nessa análise, os globalistas e céticos discordam radicalmente na avaliação dos vetores que poderiam condicionar um desenvolvimento endógeno. É um complicado debate, para o qual este livro proporciona fecundas introduções. E, que introduções????...
No início da leitura desse livro, você vai poder perceber que os capítulos são curtos, semelhantes aos artigos de jornal que os originaram, que permitem rápida familiarização com temas que normalmente exigiriam longas consultas às obras que estão relacionadas nas referências bibliográficas.
Onde torna a leitura mais interessante pelas possíveis reflexões que o leitor pode absorver no decorrer do livro, e claro pela extensa reflexão sobre os destinos de toda uma sociedade..... E nossos filhos? como ficam nessa reflexão? Sinceramente posso dizer que é complicado demais esse negócio, visse/ e torna mais complicada essa análise...
Nesse contexto, faço uma pergunta... será mesmo que o desenvolvimento sustentável, transformou-se em chavão desprovido de conteúdo?????
Bem, eu considero por muitas vezes que sim. Em especial, pelas difíceis escolhas entre a conservação do meio ambiente e crescimento econômico.
Meu DEUS, e onde estamos mesmo??????..... No extremo oposto, há até quem afirme que não existe dilema entre conservação ambiental e crescimento.
Será que seria possível combinar essa dupla exigência????... Bem, não sendo muito novidade para todos, afirmo que essa tem sido uma das maiores divergências abordadas na leitura do livro DO GLOBAL AO LOCAL... que segundo Veiga (2005), teve como matéria prima uma seleção de artigos publicados nos jornais Valor Econômico e O Estado de S.Paulo no período 2002-2004.
Pessoal, aí fica a dica para resposta de todas essas perguntas e ou questionamentos, considero que seria mais interessantes antes de tentar responder, fazer mesmo uma leitura deste livro.Bem legal :)))))))))))
Assim, boa leitura...
Gil :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário