terça-feira, 4 de maio de 2010

Handbook de Estudos Organizacionais - Gilmara Elke



Handbook de Estudos Organizacionais - :) :)

Olá pessoal!!!!

Antes de voltar a mais uma consideração, confesso caros leitores desse blog, que estava com saudades, e posso considerar que essa ausência tenha sido por muito trabalho acumulado.

Bem, deixando a labuta de lado, hoje irei falar sobre o livro, ou melhor, os livros, nos quais tive o privilégio de degustá-los nesse fim de semana que se passou.

Embora tenha sido pela pressão de mais uma avaliação do Prof. Chico Correia... (brincadeira a parte...), afirmo que essa foi, mais uma, rica pressão, ( obrigada professor...).

Iniciando então as considerações....

E o que falar sobre o Handbook de Estudos Organizacionais?????? Provavelmente uma das mais ambiciosas e reconhecidas compilações de teorias sobre estudos organizacionais, bem como de modelos e abordagens, feita nas últimas décadas.

Desde sua edição, a premiada obra figura como referência obrigatória para estudiosos e praticantes de organização em boa parte do mundo, sendo essa a primeira versão não inglesa do Handbook.

No Brasil, ele está sendo editado em três volumes, mas com todos os textos da edição original.

No Volume 1: os modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais, que apresentam quadros atuais para estudiosos de organizações no Brasil, incluindo os referenciais hegemônicos em teoria de organizações (teoria contingencial, ecologia populacional, teoria institucional, teoria crítica e pós-modernismo), bem como temas emergentes, como teorização organizacional: paradigmas metáforas e discursos; abordagens feministas no estudo das organizações; diversidade; ecologia e meio ambiente; negócios internacionais e globalização;

No Volume 2: São as reflexões as novas dimensões, que irão permitir a teoria x prática organizacional identificar a estética, emoção e perspectivas temporais de maneira tal que faz surgir nessas análises a importância da cultura e poder através de jogos de guerra e novas técnicas;

No Volume 3: São as ações de análises organizacionais que interligam as formas de compreender e influenciar, confrontando as questões clássicas: como a estratégia, liderança e a decisão com as visões e ou modelos atuais: como a tecnologia, inovação, aprendizagem, comunicação, economia organizacional e os indivíduos dentro de um contexto organizacional.

Considero por fim, que a leitura desses volumes irão proporcionar aos leitores uma nova visão do que se tem acontecido no mercado atual e em especial nas organizações, além de fazer uma excelente avalição, caso seja preciso ter um Prof. Chamado Chico Correia...  

Gil :) :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário