sábado, 24 de abril de 2010

ANALISE DAS COMPETÊNCIAS DE ENSINO RELEVANTES AO BOM DESEMPENHO: UM ESTUDO DE CASO/HÁ RELAÇÃO EM VALORES E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS E A CONFIANÇA






ENAPAD-2009/ MEDEIROS, Ana Caroline Peixoto; OLIVEIRA, Lúcia Maria Barbosa
ANALISE DAS COMPETÊNCIAS DE ENSINO RELEVANTES AO BOM DESEMPENHO: UM ESTUDO DE CASO
Universidade de Fortaleza - CE
Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Curso: Mestrado em Administração de Empresas
Área: Estratégia Empresarial - Turma: XVI
Prof. Dr.Áurio Leocádio



O novo olhar dos discentes frentes as capacidades desenvolvidas pelos docentes, são de fundamental importância ao efetivo desempenho do processo cognitivo de aprendizagem, a esse aspecto as competências individuais como o conhecimento, habilidades e atitudes, são o foco de avaliação constante, que por conseqüente despertam nos docentes suas reais e ou novas competências.

Os conceitos de competências individuais estão associados ao saber agir, pelo conhecimento de informações adequadas e estruturadas, relacionando o sujeito e a realidade que ele vive; pelas habilidades de como fazer ou pela capacidade de aplicação, instaurando informações e utilizando em ação; e pelas atitudes que se refere aos fatores afetivos e sociais ligados ao trabalho, que afetam o comportamento em relação às pessoas, coisas e eventos, escolha e ação pessoal.

Subseqüentemente, surgem competências do docente em paralelo as suas habilidades individuais, que despertam nesse meio a busca pela organização, direção a situações no aprendizado, análise das representações discentes, envolvimento em atividades não só de ensino, mas também da pesquisa e em projetos de conhecimento, aprofundando os conteúdos a serem lecionados traduzindo-os em objetivos de aprendizagem, mediante erros e acertos.

Outro fator de importância são que, essas competências de ensino necessitam de ética, do planejamento específico para cada conteúdo a ser ministrado, e para cada turma que irá absorver esse conteúdo, bem como comprometimento não só com os discentes, mas consigo mesmo, com a instituição de ensino e com a própria sociedade em geral, que tendem melhor desempenho a cada aula, a cada interação com os grupos e ou as equipes de sala de aula aos resultados das atividades de ensino sob a sua responsabilidade.

Nessa análise, sobre as competências de ensino relevantes ao efetivo desempenho através dos conteúdos específicos que são lecionados, despertou-se uma nova análise sobre o saber docente e as competências docentes, que independente da linha de pensamento de uma nova teoria, onde se entende que as capacidades e ou competências de ensino estão aos saberes docentes como amplo e propício a novas competências, no qual pode considerar que a comunicação, o trabalho em equipe e a ética e ou postura profissional são relevantes, no entanto torna-se necessário que esse conhecimento seja comunicado da forma devida. Todavia considera-se nesse estudo de caráter educacional, direcionado não só para as instituições de ensino, mas também para um despertar social ao contexto cognitivo de aprendizagem como organizado e estruturado aos conceitos que foram mencionados.


ENAPAD-2009/ GUARDANI, Fatima; TEIXEIRAS, Maria Luzia Mendes; MAZZON, José Afonso; BIDO, Diógenes de Souza
HÁ RELAÇÃO EM VALORES E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS E A CONFIANÇA DOS CLIENTES EM ORGANIZAÇÕES DO SETOR DE SERVIÇOS?
Universidade de Fortaleza - CE
Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Curso: Mestrado em Administração de Empresas
Área: Estratégia Empresarial - Turma: XVI
Prof. Dr.Áurio Leocádio

A importância da percepção dos clientes internos de uma organização referente aos valores, práticas e confiança em especial no setor de serviços, exige uma relação significativa dos valores a serem percebidos que diz respeito aos stakeholderes, ao bem-estar dos empregados, as tradições e prestígios que correlacionam com a confiança atribuída e disposicional, que seguem princípios éticos e morais.
Nessa análise, a confiança dos clientes internos na organização envolve a confiança que se é atribuída pela organização, composta pela dimensão da confiança baseada em características e pela identificação, que envolve a confiança disposicional, baseada em experiências e variadas situações.
Destaca-se ainda, a confiança calculada e institucional que são significativas apenas junto aos valores de domínio e poder obtidos pela crença do amparo pela lei, embora não percebam valores e praticas que torna a organização confiável, no qual torna-se interessante a análise de Hermandez e Mazzon (2005), quando relatam que a confiança está associada a relacionamentos menos estáveis e que quanto mais longo e satisfatório o relacionamento, menos relevante se torna a confiança calculativa e a institucional.
A esses fatores, acredita-se que os clientes de uma organização de serviços irão perceber valores a partir das interações como toda uma cadeia de valor, impactados pela confiança em especial de longo prazo, e assim englobar aos clientes externos, fornecedores e intermediários e futuros ou possíveis clientes, além dos clusters de clientes.
Nesse contexto, a relação valor, prática e confiança organizacional em serviços apresentada em uma leitura caracterizada em especial a gestores, organizações e instituições d ensino que foca conteúdos sobre gestão, habilidades e novos conceitos que relacionem fatores cognitivos de aprendizagem nas organizações, apresenta também, uma fácil compreensão desta contextualização mencionada, pois utiliza um organizado argumento como parâmetros sistematizados a comunicação que foi abordada.

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