quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A retórica verde


- Veja só isso/ .... Como diz Caetano Veloso na musica Sampa: “Da força da grana que ergue e destrói coisas belas”, pois bem, cada vez fica mais claro que muito pouco se pode fazer contra interesses de poderosos endinheirados. Que o diga a África subsaariana.

Na materia da HSM .... Fala que .... em face de dificuldades de alinhamento de interesses de poderosas economias, a expectativa de um acordo, em 2009, visando reduzir as emissões de GASESSSSSS que provocam o efeito estufa ficou para o próximo ano. Assim, a reunião COP-15 prevista para dezembro em Copenhague, deve resultar apenas em uma declaração “politicamente vinculante”, ou seja, pouco especifico e não obrigatório.

Basicamente isto acontece porque os Estados Unidos – pais que responde por quase um quarto das emissões globais – está encontrando dificuldades para aprovar, no congresso, legislação especifica para controle de emissões. Sem o compromisso dos norte-americanos de diminuir suas emissões, os demais países resistem a firmar compromissos de redução de gases de efeito estufa.

Além dos Estados Unidos, países como a China e a Índia também resistem a adotar compromissos sobre emissões. Situação que se agravou depois da crise financeira mundial, dado que na visão destes países, controlar as emissões significa reduzir crescimento. Visão de curto prazo, que somente levará a mais destruição.

....- E o nosso grande Brasil??????? Fez um anuncio a meu ver confuso, ou pelo menos sem coordenação política. O estado de São Paulo saiu na frente, em medida claramente política, atropelando o anuncio do governo federal e através de lei especifica se compromete a reduzir 20% das emissões de CO2 até 2020, em base ao ano de 2005.

A TUDO ISSO..... MELHOR NÃO COMENTAR, VISSE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário