quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fórum Internancional de Administração - FIA



12 MIL PESSOAS PASSARAM PELO FIA2009

....." O XI FIA foi um verdadeiro sucesso. Esperávamos um numero recorde de público, mas jamais sonhávamos que o evento dobrasse o número de congressistas”, declarou o presidente do CRA/CE, Reginaldo Oliveira, coordenador-geral do evento. Mais de quatro mil pessoas participaram dos debates do Fórum Internacional de Administração, realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, em Fortaleza.

Na abertura do evento, a Orquestra Sinfônica Eliseu de Carvalho executou três peças musicais e o Hino Nacional, emocionando os presentes. Administradores, estudantes, empresários, representantes de Conselhos Regionais de Administração, Conselheiros Federais, autoridades políticas e o público em geral estiveram presentes durante a solenidade.

O Presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Roberto Carvalho Cardoso, falou da satisfação em representar o CFA no evento. “Os resultados positivos de um evento desta envergadura irão confirmar os seus principais objetivos - ampliar conhecimentos, compartilhar experiências e criar redes de relacionamento e de parceiros”.

A primeira palestra ficou a cargo de Jussier Ramalho, que empolgou os participantes com a palestra “Você é a sua melhor marca”. De forma simples, direta e objetiva, narrou sua vida desde a infância pobre no interior do Rio Grande do Norte, até virar empresário e um dos maiores palestrantes do Brasil. “É importante lembrar que o marketing tem efeito cascata. Você obtém um resultado, as pessoas comentam, a notícia se propaga e novas portas se abrem em consequência disso”, diz.

No segundo dia, o número de participantes superou o do primeiro dia. Com o tema “As contribuições do Teletrabalho sustentável para o meio ambiente”, Alvaro Mello acirrou os debates com uma apresentação desta nova forma de trabalho a distância, que no Brasil ocupa mais de 10 milhões de pessoas e nos Estados Unidos cerca de 50 milhões de trabalhadores adeptos.

Eduardo Shinyashiki falou à plateia com o tema “Estratégias dos líderes vencedores”. Em sua abordagem, o palestrante afirmou que é preciso desenvolver o "Poder Pessoal" para gerar realização pessoal e profissional por meio de competências como liderança, comunicação e inovação. Para ele, os desafios são especialmente ricos em potencial de crescimento e de desenvolvimento. "Realizar-se não é sinônimo de passar a vida evitando e temendo as crises, as dificuldades e os problemas. Você pode fazer da sua vida o que quiser inclusive crescer ou ser derrotado pelos obstáculos", ponderou.

O palestrante internacional Dan Millman mostrou de forma prática como fazer uma vida de superação. "É necessário saber como o menino se torna homem, como o homem se torna guerreiro, e, principalmente, como o guerreiro se torna pacífico", diz. Além disso, Dan mostra a importância de harmonizar uma vida com refeição balanceada e exercícios físicos.

Bem humorado, Waldez Ludwig iniciou o ciclo de palestras do último dia do XI FIA, discorrendo sobre “Gestão da Informação e do Conhecimento”. O consultor foi enfático ao afirmar que precisamos de novo vocabulário, novas técnicas de administração, novas tecnologias e novas estratégias na economia do conhecimento. “O dono do conhecimento é o dono dos meios de produção”, ressalta.

Já o conferencista Carlos Hilsdorf proferiu a palestra “A Administração na Era da Convergência”, e defendeu que o profissional ou a empresa têm que ser únicos, pois o mundo está cada vez mais exigente e, por isso, não há mais espaço para ser parecido ou para competir em pé de igualdade. “Só as empresas que são únicas têm condições de serem as melhores do mercado”, explicou.

“Inovação e Imaginação – O Futuro do Presente”, foi o título da palestra de Walter Longo, membro de vários conselhos de empresas de telecomunicações, articulista, autor de múltiplas publicações, dentre as quais destaca-se “O marketing na era do Nexo”. Ele defendeu que para ter sucesso é necessário quebrar paradigmas. “Acreditamos que o mundo é como foi e não como vai ser. Criamos paradigmas e certezas que são imutáveis”, destaca.

Após a palestra de Longo, o show de encerramento do maior evento de estratégia e inovação do mundo contou com o publicitário e administrador de empresas Roberto Justus, que, com sua banda, animou os presentes com o show “Histórias e Canções”.

Com aproximadamente doze mil participantes nos três dias do evento, o XI FIA superou as expectativas. Além de brasileiros de 18 estados, representantes de Portugal, Cabo Verde e Estados Unidos estiveram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário