domingo, 8 de novembro de 2009

BRAVO!!! O centenário do "pai" da gestão

Considerado o criador dos conceitos e das bases da gestão empresarial moderna, Peter Drucker completaria 100 anos em 2009. A HSM homenageia esse lendário ícone do management mundial.

“O sucesso de ontem não garante o sucesso de amanhã.” Essa frase esteve, invariavelmente, presente em diversos discursos e falas do professor, escritor e consultor de negócios Peter Drucker.

Nada mais sintomático. Em sua longa e profícua carreira, Peter Ferdinand Drucker, nascido em 1909 na Áustria e naturalizado norte-americano posteriormente, relançou e reinventou os alicerces da gestão tal qual a conhecemos hoje, tornando-se um arauto de pontos inovadores relacionados a temas como administração, economia, conhecimento, tecnologia, liderança e gestão de pessoas.

Foi consultor de grandes corporações, como General Motors, General Electric, Coca-Cola, Citicorp, IBM e Intel, além de várias organizações governamentais e não governamentais. Foi, também, professor universitário, colunista do Wall Street Journal e colaborador da Harvard Business Review. Atuou como conselheiro pessoal de inúmeras personalidades da economia americana, como Alfred Sloan (General Motors) e seu colega Charles E. Wilson, Jack Welch (General Electric) e Andrew Groove (Intel). Escreveu 39 livros.

Drucker acreditou na renovação do capitalismo, em uma época em que o capitalismo atravessava uma situação crítica, antes da 2ª Guerra Mundial, e anteviu importantes desenvolvimentos das últimas décadas: os processos de privatização e descentralização, a ascensão do Japão, a importância do marketing para as organizações, a descoberta do gerenciamento do tempo e o surgimento da sociedade de informação, com sua necessidade da aprendizagem e atualização constantes.

Por tudo isso, o Instituto Drucker e a HSM anunciaram que o Fórum Mundial de Negócios (World Business Forum) e a Expo Management 2009 estão sendo inseridos como eventos oficiais das comemorações do centenário de Drucker. Realizado nos dias 6 e 7 de outubro no Radio City Music Hall, em Nova Iorque, o Fórum Mundial de Negócios reuniu mais de quatro mil executivos de ponta de organizações de todo o planeta, promovendo o debate e a reflexão, por expoentes acadêmicos, políticos e empresariais, de temas críticos da atualidade. Já a Expo Management, considerada o maior evento de gestão do Brasil, unirá, no período de 30 de novembro a 2 de dezembro, as ideias, os pensamentos e as tendências da administração, com os maiores experts mundiais.

“A escolha do Fórum Mundial de Negócios como um dos eventos especialmente selecionados para a celebração do Centenário de Drucker é para a HSM um motivo de grande orgulho”, salienta Patrícia Meier, presidente da HSM Américas.

Para coroar a celebração do centenário, haverá uma semana de eventos especiais na Claremont Graduate University, agora em novembro, que será complementada com outras atividades no final de 2009 e início de 2010.

Ilhas de Conhecimento
A Claremont Graduate University, fundada em 1925, é uma das maiores faculdades dos EUA. Compreende nove escolas, que realizam pesquisas e estudos avançados e oferecem mestrado e doutorado em 22 disciplinas. Situa-se na Califórnia.

Uma das escolas é a Peter F. Drucker and Masatoshi Ito Graduate School of Management, que busca formar gerações de líderes administradores eficientes e éticos, para todos os setores da sociedade: público, privado e filantrópico. Inspirada nos princípios e nos ideais de Drucker, a escola trata a administração como uma arte liberal e procura lidar com algumas das grandes questões que desafiam a sociedade atual.

Também na Claremont Graduate University, o Instituto Drucker é um reservatório de pensamentos e de ações, a fim de estimular a gestão eficiente e a liderança ética e inovadora. O Instituto congrega uma rede mundial de “Sociedades Drucker” – organizações de voluntários que utilizam os ensinamentos do guru para introduzir mudanças positivas em suas comunidades –, mantém um arquivo digital dos trabalhos do autor e desenvolve pesquisas, entre outras iniciativas. O Instituto está ligado à Peter F. Drucker and Masatoshi Ito Graduate School of Management.

Nenhum comentário:

Postar um comentário