terça-feira, 11 de maio de 2010

ESTRATÉGIA COM PRÁTICAS SOCIAL E RESULTADOS ACADÊMICOS



CANHADA, Diego Iturriet Dias; BULGACOV. ESTRATÉGIA COM PRÁTICAS SOCIAL E RESULTADOS ACADÊMICOS: o doutorando em administrção.

Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Curso : Mestrado em Administração de Empresas
Turma: XVI - 1º período
Prof. Dr.Aurio Leocádio

A coordenação que aperfeiçoa o pessoal de ensino superior (CAPES), a cada dia tem desempenhado um papel importante referente aos resultados acadêmicos, devido não apenas a rigidez de se avaliar as instituições de ensino, mas também pelo contexto geral dessas avaliações, que são considerados os desempenhos: dos docentes, da pesquisa, da formação, dos discentes, das dissertações, teses, produção intelectual e inserção social, através de estratégias que possibilitem a prática social entendida como um ambiente sócio-cultural especifica de cada instituição, ou seja, interações e trocas sociais ocorridas na organização.
Além da criação de institutos centrais de pesquisa, expansão de matrículas na graduação, obrigação de títulos para professores, e requisitos legais diplomas criados para a pós-stricto sensu, onde Jarzabkowski (2005) relata esses fatores como estratégico a prática.
A esses requisitos, a pesquisa analisada que teve como ponto importante identificar as práticas sociais que sustentam os resultados acadêmicos, utilizado como indicador CAPES 2004-2007, apresentou uma importante corrente denominada teoria, estratégia, prática social e pós-stricto sensu. A relevância foi os cursos de administração por concretizar o maior número de estudantes do país; o método utilizado foi analisar as IES públicas consideradas com maior desempenho – USP E UFRGS, justificando que a Faculdade Getúlio Vagas não esteve nesse estudo, devido apenas, ser uma instituição privada.
Na análise reavaliada, a relevância foi encontrada no desempenho dos acadêmicos dessas IES; os professores devido o comprometimento e dedicação, e por valorizarem a pesquisa, além do contato com o mundo real; o coordenador pelo desempenho ao programa do curso, e pelos incentivos na base CAPES, e o colegiado pelo desempenho dos grupos de pesquisas e as produções cientificas.
Uma leitura voltada para acadêmico e pós-stricto sensu ( estudantes, professores e coordenadores). Considerando assim, a fácil compreensão e organização da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário