terça-feira, 11 de maio de 2010

EMPREENDEDORISMO E REDES



MACHADO, Hika Vier; SILVA, Tayson; NASCIMENTO, Maurício Reinert. EMPREENDEDORISMO E REDES: a exploração de oportunidades em associações comerciais.

Universidade de Fortaleza - CE
Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Curso : Mestrado em Administração de Empresas
Prof. Dr.Aurio Leocádio

O processo epistemológico referente ao empreendedorismo e redes sociais no atual contexto empresarial tem contribuído para exploração de oportunidades em associações comerciais, a criação de novas empresas, melhor nível de escolaridade, maturidade dos empreendedores em um processo racional de decisões e a compreensão e a exploração dessas arenas, que tem sido o foco da evolução dos novos mercados.
Todavia, a significância de se explorar oportunidades, objetiva em especial não só a criação, crescimento e ou sobrevivência de novos mercados, mas também a oportunidade de explorar novos cursos de capacitação, troca de experiências, atuação em outros municípios, apoio em festas municipais, cursos de pós-graduação, aproximação com pessoas do mesmo setor e a intensidade de participação.
Nessas análises, Davidson (2005), acrescenta que as oportunidades de se explorar mercados e ou novos mercados, acontecem quando ocorre a iniciativa por parte das organizações, expansão do negócio, combinar novos recursos, impactarem mercados, criar ou inovar com valor agregado, e por fim o esforço desses fatores como tempo agregado.
Na mesma linha de pensamento Sarasvathy e Dew ( 2004), consideram três pilar de oportunidades que são os traços de personalidades, as redes sociais, e o conhecimento prévio das ações a serem exploradas, mediante um novo negócio, conquista de novos clientes, novas finalidades do produto, novas parcerias, cooperações e formação de redes, bem com alianças estratégicas. Para esse estudo foi utilizado o método qualitativo e quantitativo, respectivamente com os gerentes e os colaboradores das três empresas analisadas.
Considera-se então,o contexto estudado, de característica cognitiva ao processo de se aprender a empreender, no qual direciona a estudantes, empresas e instituições de ensino com base na formação profissional. Considera-se também, a linguagem de fácil compreensão, no entanto pouco explora a contextualização do empreendimento, focando apenas nas redes socias como oportunidade.

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