sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sonhar, o primeiro mandamento do empreendedor


Há diversas definições sobre empreendedorismo. Desde a mais teórica como “criar algo diferente, dedicando tempo e os esforços necessários, assumindo os riscos correspondentes e recebendo as consequentes recompensas” até “empreender é uma questão de atitude”, sendo esta última a definição da qual mais me aproximo.

Entre teorias, ciência e estudos, acredito ser o ato de empreender a mais significante e melhor oportunidade que se tem para realizarmos nossos sonhos de maneira eficaz. Entendo que empreender seja a sublime oportunidade para “fazermos aquilo que verdadeiramente gostamos e sonhamos”.

Assim, partindo da definição acima sobre o que considero ser o empreendedorismo, subtraio o primeiro mandamento no qual todo empreendedor deve basear o seu caminho: “Sonhe”.

É neste primeiro, e talvez mais importante mandamento, que reside toda a força do empreendedor. Também é o que o diferencia dos demais empresários ou comerciantes. O comerciante ou empresário é aquele que trabalha para a sobrevivência própria e do seu negócio, aumentando e acumulando riqueza. Enxerga o negócio como um objetivo em si, sem que exista uma causa maior que deseja realizar. O seu dia a dia passa na dura batalha de manter o negócio girando, enfrentando obstáculos cada vez maiores, ao menos a seu ver.

Já o empreendedor é aquele que tem um sonho claro e objetivo, grande, porém alcançável. Acredita em si e supera todos os obstáculos para realizar este sonho. Como o sonho é grande e atingível, ele enxerga todos os obstáculos como meros desafios, que somente farão com que ele fique mais forte e o colocarão mais próximo da realização. Tem no sonho sua paixão e coloca o dinheiro como consequência da concretude do sonho. Seu negócio não é criado somente para si, mas para todos.

Por trás de todo grande empreendedor, há um sonho e uma causa; por trás de todo sonho, há uma grande força que empurra o empreendedor na direção do seu sonho, com a certeza de que irá realizá-lo.

Portanto, seja um sonhador!
» Comentários

*

Adauto
03/05/2011 -

Concordo plenamente, mas gostaria de acrescentar que no Brasil, país dos sonhos do funcionalismo público e da burocracia que o empreendedor precisa ser (muito) corajoso também, pois as dificuldades são imensas, como a descrença de um povo que gosta de ser empregado, é (muito) subserviente as grandes empreasas e prefere a “segurança” de um emprego mediano a oportunidade de empreender. Veja que somos um país gigante mas não temos uma montadora de veículos ou motos com tecnologia nacional, uma empresa de hardware de tecnologia e outras que países muito menores populacionalmente como Coréia, Holanda e Canadá tem de sobra.

*

Márcia Caria
04/05/2011 -

Bom artigo… tenho passado por um momento de reavaliação, e nesse momento seu artigo me esclareceu o meu sonho e visão de futuro que tenho sobre o meu empreendimento. Grata.

*

Eleandro Geres Rozan
05/05/2011 -

Excelente artigo… me fez rever as metas, e ver também que o meu negócio é pra um bem maior… Grande Abraço


http://www.hsm.com.br/blog/2011/05/sonhar-o-primeiro-mandamento-do-empreendedor-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário